O planejamento de carreira

O planejamento de carreira

Podemos pensar nossa carreira como uma viagem, que pode ser realizada de forma improvisada ou planejada. A viagem improvisada é cheia de aventuras e temos que estar preparados para lidar com situações imprevistas que possam ocorrer. O planejamento, ao contrário, nos remete a um tempo dedicado para pensar no ponto de partida, no roteiro, nas experiências que queremos vivenciar e para onde queremos ir…

O planejamento de carreira nos ajudar a lidar com os imprevistos e com as mudanças de rota, desejadas ou não. Quanto mais conhecermos nosso mapa, melhor aproveitaremos cada momento da viagem; da mesma forma, quanto mais trabalharmos em nosso plano de carreira, mais seguros nos sentiremos para conduzir nossa vida pessoal e profissional a um nível mais alto de satisfação.

Queremos sempre compartilhar as boas experiências vividas numa viagem interessante: por onde passamos, os locais mais significativos, as experiências cristalizadas nas fotografias e aquilo que está registrado somente na memória… Com a nossa trajetória profissional não é diferente: também temos uma história para contar. A história que contamos nas entrevistas e nas conversas de networking é a grande oportunidade de mostrarmos nossos interesses, habilidades e competências através das experiências narradas, e o Curriculum Vitae é o roteiro da nossa viagem profissional: nele apresentamos os momentos significativos de nossa vida pessoal, acadêmica e profissional.

No processo de planejamento de carreira é importante refletir sobre os recursos – internos e externos – que temos disponíveis, nos potenciais que podemos desenvolver e também quem pode nos ajudar nessa trajetória.

O planejamento de carreira compreende entender qual seu momento atual e avaliar seu nível de satisfação na vida e profissão. É imprescindível identificar, entre outras:

  • suas áreas de interesse – aquelas que fazem seus olhos brilharem e sem muito esforço são reconhecidas pelos outros como seu talento;
  • suas habilidades e competências desenvolvidas ao longo da vida;
  • o que o mercado espera de um profissional como você e está disposto a pagar por seu potencial de contribuição;
  • nossas escolhas são baseadas em valores, então é importante refletir sobre o que é mais importante para você neste momento de vida.

Após uma reflexão honesta e transparente de seus pontos fortes, suas fraquezas, pontos críticos que colocam sua carreira em cheque e todas as oportunidades a serem exploradas, é hora de avaliar como você conduzirá seu processo de mudança. Hora de colocar seu plano em ação!

No planejamento e gestão de carreira, o coaching de carreira (Career Coaching) pode adicionar grande valor na sua reflexão para que você possa preparar seu mapa de carreira e se apropriar da sua narrativa de vida pessoal e profissional.

Imagem: Mind Map Art

2 comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *