Os 5 erros mais comuns no currículo

Imagine quantos CVs um recrutador tem que ler por dia… Uma pesquisa demonstrou que os recrutadores gastam em média apenas 6 segundos para fazer a filtragem inicial de um currículo, isto é, para definir se um candidato é apto para uma determinada vaga e será considerado para o processo de seleção (TheLadders).
Veja a seguir como evitar os cinco pecados capitais do currículo e aumente as suas chances de passar para a próxima fase!

1. Currículo muito loooooongo

Sabe aquelas pessoas chatas, que falam demais e de forma de-ta-lha-da sobre cada coisa que fizeram? Não seja uma dessas e mantenha o seu CV enxuto, sem floreios, com não mais de 2 páginas.
De uma maneira geral, as informações mais importantes para os recrutadores são:

  • o seu nome
  • a posição e empresa atual
  • as datas de início e fim da função atual
  • cargo e empresa anteriores
  • sua formação acadêmica

2. Não sabe para qual vaga gostaria de se candidatar?

O recrutador também não… Aí ele não tem como te ajudar.

3. Resumo de Qualificações

Esta seção deve apresentar em quatro ou cinco bullets suas principais qualificações: formação acadêmica, anos de experiência profissional, senioridade, idiomas fluentes, etc. Deve responder se você é apto ou não à vaga em questão.

4. Falta de aderência com os requisitos da vaga

Tempo é dinheiro, então não perca o seu, nem o do recrutador, candidatando-se a vagas para as quais você não preenche os requisitos solicitados. Ponto.

5. Idioma básico, intermediário ou avançado

Se a vaga pede a fluência em determinado idioma isto significa que aquela língua será necessária para o desempenho da função, então o recrutador quer saber se você é capaz de se comunicar naquela língua num contexto profissional. A menos que especificado de outra forma, o que interessa saber é se você é capaz de atender uma ligação internacional, participar de reuniões naquela língua e escrever mensagens profissionais. Se é o caso, esta informação já deve aparecer no Resumo de Qualificações. Já informações do tipo “Guarani básico, Italiano intermediário e noções de Alemão” só irão poluir o seu CV.
Leia também:
Dicas para um Curriculum Vitae matador!
Faça o seu CV aparecer no topo das buscas (SEO para Currículos)

Leave A Reply